sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Concursos de Trovas

Trova Gaucha

Trovas de Martelo

Trovador Leôncio Amaral

terça-feira, 26 de outubro de 2010

OUTRA MANIFESTAÇÃO DO FOLKLORE GAÚCHO SÃO AS TROVAS

Formas de Trova Galponeira


Trova Campeira : desafio , com estrofes em sextilhas (6 versos ou linhas); versos em redondilha maior, onde as rimas são alternadas (2º, 4º e 6º versos) e a métrica é setissilábica ( versos em sete sílabas); entre um cantador e o outro há um intervalo de tempo em que só há musica. Também chanmada Gavetão.

Trova Tira-Teima : não há intervalo musical entre um cantador e outro.

Trova em Milonga : em ritmo de milonga, geralmente am apresentação individual; As estrofes não tem um número determinado de versos, estes em redondilha maior.

Trova do Martelo: caracterizadas por rima entre as estrofes, com um cantador completando a rima do outro.Sem número pré-determinado de versos por estrofe;versos em redondilha maior.

Trova Estilo Gildo de Freitas : os cantores improvisam em torno da composição de Gildo de Freitas Definição do Grito; estrofes de 9 versos em redondilha maior, com rima no 2º, 4º, 6º e 9º versos e 7º e 8º entre si.

Pajada: improviso de canto lento , quase declamação, assemelhado a milonga canto é lento, com estrofes de 10 versos.

[

Regional Enart 2009 - Chamamé - Roberta e Airton

Vaneira Marcada

VENEIRA/VANEIRÃO

Vanerão um tipo de dança típica nos estados do Sul do Brasil, notadamente entre os gaúchos do Rio Grande do Sul. Assim como a vanera e a vanerinha, nasceu de uma alteração da habanera. Ao lado do xote, do bugio e do fandango, tornou-se uma das danças mais populares do Rio Grande do Sul e dos outros estados da região sul, Santa Catarina e Paraná. Foi levada ao Mato Grosso do Sul pelos gaúchos que para lá partiram em busca de novas fronteiras agrícolas no século XX. Hoje podemos encontrar grupos famosos responsáveis pelo ritmo na região centro-oeste. Com isso nos resta a conclusão de que vanerão nada mais é que uma dança típica de ambas as regiões , tendo é claro a influência de cada cultura em cada região , tornando-se assim diferente apesar de tudo . É também conhecido como limpa banco, tem o andamento mais rápido do que a vanera. O Vanerão presta-se para o virtuosísmo do gaiteiro de gaita piano ou botonera (voz trocada), sendo assim muitas vezes um tema instrumental. Quanto à forma musical, o vanerão pode ser construído em três partes (rondó), utilizado em ritmos tradicionais brasileiros como o choro e a valsa. Quando cantado, dependendo do andamento e da divisão rítmica da melodia, exige boa e rápida dicção por parte dos intérpretes. O Vanerão com sua vivacidade exige bastante energia, tantos dos músicos, como dos bailadores de fandango.

Dança Gaúcha - Valsa

Vaneira Marcada

VALSA

Valsa (do alemão Walzer) é um gênero musical erudito de compasso binário composto (embora muitas vezes, para facilitar a leitura, seja escrita em compasso ternário). As valsas foram muito tocadas nos salões vienenses e muito dançada pela elite da época.



Durante meados do século XVIII, a allemande, muito popular em França, já antecipava, em alguns aspectos, a valsa. Carl Maria von Weber, com as suas Douze Allemandes, e, mais especificamente com o Convite à dança (também conhecido por Convite à valsa), de 1820, pode ser considerado o pai do gênero.[


Os compositores mais famosos do estilo são os membros da família Strauss, Josef e Johann Strauss. O estilo foi depois reinterpretado por compositores como Frédéric Chopin, Johannes Brahms e Maurice Ravel.



Johann Strauss II compôs mais de duzentas valsas.



Atualmente as valsas são regularmente interpretadas pelas mais importantes orquestras mundiais.



O gênero musical gerou danças com braços entrelaçados ao nível da cintura, tornou-se logo uma dança independente com contato mais próximo entre os parceiros. No fim do século XVIII a dança passou a ser aceita pela alta sociedade - especialmente pela sociedade vienense.



A palavra tem origem no verbo alemão Walzen, que significa "girar" ou "deslizar". É uma dança de compasso binário composto, com um padrão básico de passo-passo-espera, resultando em um deslizar vivamente pelo salão.

Rancheira é assim

RANCHERA

A ranchera é um gênero da música mexicana tracional. Ainda que intimamente associada aos mariachi , que evoluiram em Jalisco no período pós-revolução mexicana, as rancheras também são executadas por grupos chamados conjunto norteño ou banda duranguense . A ranchera, emanada do meio rural, foi considerada como reação ao gosto aristocrático, tornando-se um símbolo de nacionalidade mexicana.




Entre os maiores nomes da ranchera estão Lola Beltrán, Vicente Fernández, Pedro Infante, Jorge Negrete, and Javier Solís. Os compositores mais populares incluem Lucha Reyes, Cuco Sanchez, Felipe Valdez, Antonio Aguilar, e José Alfredo Jiménez.



Os ritmos podem ser em 3/4, 2/4 ou 4/4, refletido os tempos de , respectivamente, , valsa, polca, e bolero. As canções consistem em uma introdução instrumental, verso e refrão, parte instrumental repetindo o verso, um outro verso seguido do e tag final. Os instrumentos são violão(s), violinos, trompetes, e/ou acordeons.



O padrão musical normal das rancheras é a/b/a/b, ou seja, uma introdução instrumental(a), o verso inicial (b), entremeado por adornos instrumentais que podem interrompe-lo, seguido por nova intrumentalização exclusiva do tema (a) e finalmente novos versos adornados instrumentalmente (b).



Um genero muito aproximado é o corrido, que são baladas contendo baladas épicas sobre heróis, tocado pelos mesmos grupos que tocam rancheras. Existe o 'Corrido de Chihuahua' e o 'Corrido de Monterrey', que são considerados rancheras, apesar do nome.. Their lyrics are concerned with patriotism for the states of Chihuahua and Nuevo León, respectively.



A palavra ranchera deriva de rancho , apontandom a sua origem rural.Por vezes, as rancheras são apresentadas por conjunto denominados norteños (nortenhos)

POLCA

Polca


Dança bastante popular na Argentina

A polca é uma dança rápida nascida na Europa central no século XIX. Seu nome deriva da expressão “polaca”, usada para designar as mulheres da Polônia, onde a polca ainda é muito popular atualmente. Apesar da grande popularidade neste país, a polca é originária da Boêmia, e a sua introdução à música acadêmica foi feita pelos compositores boêmios Bedrich Smetana e Antonin Dvorak, no final do século XIX.



A polca se espalhou pelo mundo, ganhando grande popularidade em toda Europa e na América. Aí, em países como Estados Unidos, Argentina e Paraguai, a polca é um dos ritmos nacionais mais tradicionais. Na Nicarágua, a polca é o ritmo nacional junto com a Mazurca.



A dança chegou à América trazida pelos imigrantes europeus do século XIX. Na Argentina, a polca se tornou mais popular na região dos pampas, onde o ritmo ganhou uma batida mais rápida, em 3/4 ao invés de 2/4. Atualmente, os instrumentos usados para se tocar a polca são: guitarra acústica de seis ou sete cordas, contra-baixo, acordeom e, em algumas vezes, alguns instrumentos de percussão. Na Argentina, a letra das canções de polca, geralmente, falam sobre o gaúcho guerreiro do passado, ou sobre o gaúcho campeiro, que ainda vive uma vida comum próximo à natureza.

Polca de Relação cursoII Lanceiros da Tradição

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Milonga Gaúcha

MILONGA

Milonga


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa

Milonga é um estilo de música tradicional em várias partes da América Latina e na Espanha. Deriva da habanera e da guajira cubana e flamenca, assim como o tango. É um estilo muito popular na Argentina.



A milonga originou-se de uma forma de canto e dança da Andaluzia, Espanha, que, nos fins do século XIX, popularizou-se nos subúrbios de Montevidéu e Buenos Aires. Há versões que atribuem origem africana, tanto que defendem que o termo milonga signifaria "palavra" em banto.



No Brasil um ritmo chamado milonga tem destaque no estado do Rio Grande do Sul, fazendo parte das tradições gaúchas. No entanto, é muito diferente da milonga platina.



Também são chamados milongas os bailes onde se dança o Tango e, por extensão, aos locais onde esses bailes se realizam. Tradicionalmente, numa milonga baila-se o Tango, a milonga e o vals cruzado, ou vals argentino (uma variante da valsa Vienense). Outros ritmos típicos que se podem encontrar numa milonga, são chacarera e a salsa

Merceditas

CHAMAMÉ

Chamamé


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa

Chamamé é um gênero musical tradicional da província de Corrientes, Argentina, apreciado também no Paraguai e em vários locais do Brasil (i.e. nos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul) e em outros países. Em sua origem se integram raízes culturais dos póvos indígenas guaranis, dos exploradores espanhóis e até de imigrantes italianos.



O chamamé é o resultado do amor, da fusão de raças (etnias), que misturadas com o tempo contaram a história do ser humano e de sua paisagem, projetando-se inclusive para outras fronteiras. Utiliza o acordeão e o violão como instrumentos principais.



[

XOTE LARANJEIRA - Folclore gaúcho

O RITMO CHOTES

Xote


Xote (também escrito xótis, chóte ou chótis) é um ritmo musical binário ou quaternário e uma dança de salão de origem portuguesa. É um ritmo/dança muito executado no forró.



De origem alemã, a palavra "xote" é corruptela de "schottisch", uma palavra alemã que significa "escocesa", em referência à polca escocesa, tal como conhecida pelos alemães.[1] O Schottisch foi trazido para o Brasil por José Maria Toussaint, em 1851[2] e tornou-se apreciado como dança da elite no período do Segundo Reinado. Daí, quando os escravos negros aprenderam alguns passos da dança, acrescentado sua maneira peculiar de bailado, o Schottisch caiu no gosto popular, com o nome de "xótis" ou simplesmente 'xote'.



É uma dança muito versátil e pode ser encontrada, com variações rítmicas, desde o extremo sul do Brasil (o xote gaúcho), até o extremo norte, nos forrós nordestinos. Diversos outros ritmos possuem uma marcação semelhante, podendo ser usados para dançar o xote, que tem incorporado também diversos passos de dança e elementos da música latino-americana, como, por exemplo, alguns passos de salsa, de rumba e mambo.

Casamento da Doralice por Simone Pinto_"Simpincol"-BUGIU

PRINCIPAIS RITMOS MUSICAIS DO FOLKLORE DO RIO GRANDE DO SUL

-BUGIU
-CHOTES
-CHAMAMÉ
-MILONGA
-POLCA
-RANCHERA
-VALSA
-VANERA

Bugio é um estilo musical brasileiro, de compasso binário, originário do estado do Rio Grande do Sul.



O nome do ritmo e os movimentos executados na dança são inspirados no bugio (Alouatta guariba clamitans), primata anteriormente comum no interior gaúcho e hoje ameaçado de extinção. As origens da criação do ritmo são controversas, sendo que algumas pessoas acreditam que tenha surgido na tentativa de imitar o ronco do bugio usando o jogo de fole da gaita.



O bugio era um estilo musical restrito às classes menos desenvolvidas da sociedade gaúcha, sendo aceita aos poucos pela alta sociedade. A dança lembra os movimentos do bugio, com dois passos para cada lado e um pequeno pulo lateral na passagem do segundo para o terceiro movimento.



Atualmente, existem festivais dedicados ao bugio, como o "Ronco do Bugio" em São Francisco de Paula e o "Querência do Bugio" em São Francisco de Assis.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Anu - Charrua - Gravataí

DANÇAS EXCLUSIVAMENTE MASCULINAS

Dança dos Facões:


VERSOS DE APRESENTAÇÃO:

Moçambique e Congandas
Vindo do solo africano
Mescla de sangue pampeano
Com raças desencontradas,
Maculelês, batucadas.
Ritmo negro e ilhéu

Debaixo do mesmo céu
Curtiram mesmos clarões,
Reacenderam-se os tições
Brilho de fogo no azul
Vibra o Rio Grande doSul,
Com a dança dos facões! 


Nome tirado do motivo coreográfico e ritmico do tinir dos facões batendo uns nos outros. Tudo leva a crer que haja influência negra em sua origem. Primitivamente , deve ter  sido um desafio, como a chula.
Dança masculina, de conjunto ou coletiva.
Tema acima de tudo rítmico e espontâneo no meio rural.Participam desta dança exclusivamente os peões.Pode ser dançada em uma só fila, ao redor do salão ou em dois grupos ou mais ternos em confronto. Ao ritmo cadenciado pelas batidas dos facões, vários passos de dança são executados.

CHULA

Dança muito difundida nas regiões do MINHO E DOURO -PORTUGAL, porém sua coreografia lembra também danças africanas. Desde os primórdios do Rio Grande do sul, serviu de tira-teimas entre peões nas tropeadas de mulas e cavalos.
Caracteriza-se pela agilidade no sapateado dos peões em disputa. Estende-se um cabo de vassoura e quantro metros de comprimento, cada peão coloca-se em uma das extremidades da lança, desafiando-se e executando, cada um a sua vez, passos durante os quais não pode perder o rítmo, errar a coreografia ou deslocar a vara com os pés.

VERSOS DE APRESENTAÇÃO (ANTES DA COMEÇAR O DESAFIO)3

Velha chula individual
que vem de remotas eras
Da solidão das taperas
Perdida num ervaçal!
Marcaste o pampa imortal,
No repicar das chilenas,
Nos olhares das morenas,
Saudando os sapateadores,
Abrem o peito os cantores,
Berra a cordeona dos baixos,
Chula é dança de índio macho,
Em desafio, por amores...


LETRA DA MÚSICA

Venha seu mestre chula
Ai, que chuleador,
E dê uma paradinha
Para o tocador.

Venha seu mestre  chula ,
Ai, que chuleia bem
E dê uma paradinha
Para mim tambem..

CTG Lalau Miranda - Meia Canha - Nova Prata 2008

Tirana do Lenço

Dança do pezinho

XOTE CARREIRINHA

Dança dos Facões

CTG Tiarayu - ENART 2009 - 2ª Dança - Cana Verde

CTG Tiarayu - ENART 2009 - 2ª Dança - Cana Verde

MÚSICA E DANÇA GAÚCHAS

Os gêneros musicais e danças populares chegaram ao Rio grande do sul, oriundos de diversas nações, em sua grande maioria européias. Na sua trajetória geográfica e histórica, passaram muitas vezes, por outros países ou mesmo Estados do Brasil, sofrendo modificações e acréscimos.

As danças gaúchas podem ser organizadas no tempo em quatro  gerações coreográficas:

1-GERAÇÃO COREOGRÁFICA-CICLO DOS FANDANGOS
-Vigorou de1800 a 1880
As danças eram parte cantadas, parte daçadas com sapateio, ao acompanhamento de viola e de rabeca e executadas com os pares dançando soltos sem se tocarem. São danças do ciclo dos Fandangos, Balaio, Sarrabalho,Chimarrita, Tatu e duas Tiranas, do lenço e Charrua.

2-GERAÇÃO COREOGRÁFICA-CICLO DO MINUETO
Lançado na Côrte de LUIZ XIV, na França
Os pares de dançarinos tomavam-se as mãos e executavam giros lentos, fazendo reverencias. Notam-se estas características no Caranguejo e no passeio do Anu.
3-GERAÇÃO COREOGRÁFICA -CICLO DA CONTRADANÇA
Surgiu o REEL escocês e a county dance
Os pares são dependentes e formam filas e círculos.São exemplos a Quadrilha, o Pericom, o Rilo e a Polonaise(a qual era abertura obrigatória de todos os bailes no Rio Grande do sul até o ano de 1930)

4-GERAÇÃO COREOGRÁFICA-CICLO DOS PARES ENLAÇADOS
Iniciou  com a introdução da  valsa vienense, os pares dançavam enlaçados, recatadamente, independentes sem comando. Surgiu a seguir o "schottisch" que era uma mescla da valsa com passos de polca. Só mais tarde, com o aparecimento do tango, começou a ser permitido nos salões o abraço entre o homem e a mulher.

Graças ao trabalho dos folkloristas dedicados( em especial  Paixão Côrtes  e Barbosa lessa, as danças foram  e continuam sendo pesquisadas , reconstituídas e divulgadas através dos registros de sua coreografia e partitura. além das danças folkloricas históricas descritas ,´ha um universo vasto já registrado como : a meia-canha, rancheira,pericom,sarrabalho, chotes carreirinho, chico porrete,,...e mais....
O Bugiu é considerado por muitos o único gênero genuinamnete gaúcho, os ritmos dançantes sul-riograndenses mais populares  são:
-bugiu
-chotes
-chamamé
-milonga
-polca
-rancheira
-valsa
-vaneira


DANÇAS SEM SAPATEIO:
-cana-verde
-caranguejo
-chimarrita
-chotes de duas damas
-chote quatro passi
-maçanico
-pau-de -fita
-pezinho
-quero-mana
-rancheira de careirinha
-rilo

COM  SAPATEIO:
- Anu
-Balaio
-Chimarrita Balão
-Roseira
-Tatu co Volta no meio
-Tatu de Castanholas
Tirana do lernço

Existe  também  duas danças exclusivamente masculinas:
- chula
-dança dos facões

FOLCLORE - DANÇA CHULA (Danças Brasileiras)

Dança do balaio

GODAP - FOLCLORE - Dança CHIMARRITA