quinta-feira, 12 de agosto de 2010

COMEÇANDO PELO TRAJE DO INDIO E DA INDIA

Fruto da influencia do caldeamento das raças a indumentária gaucha sofreu a influencia de todas as etnias entre os séuclos 17 e 18, desde a influencia do indigena,  do gaúcho, dos açorianos e da colonização, a partir da Revolução Farroupilha até o tempo presente.

eis alguns dos trajes:

imposto aos índigenas pelos padres Jesuítas:

-chiripá= especie de saia composta de um retângulo de pano enrolado na cintura, cobrindo até os joelhos, aberta na frente e presa por uma faixa na cintura.

-calça a meia canela e camisa tipo túnica com uma abertura na frente do pescoço, de algodão branco, adotada mais tarde, ao se consolidar a influencia dos jesuítas.
--fita índia=vincha de pano ou fibra vegetal com a finalidade de segurar os cabelos em cavalgadas e trabalhos campeiros e evitar que o suor escorresse sobre os olhos.
-pala-bichará-grande retãngulo composto de dois panos tecidos, costurados e parte, com abertura para a cabeça  ao centro.
-tipoy=usado pelas índias , vestido  tipo camisão, feito  com dois pedaços  retangulares de algodão, linho ou juta, tecido nos teares manuais trazidos pelos padres jesuítas, costurados um no outro, com abertura  para os braços e cabeça.
-txumbé=cordão ou faixa colorida atada na cintura
-cruz-símbolo das Missões pendurado no pescoço.  
os tres trajes adotados pelos padres jesuítas para os indígenas

traje indigena imposto pelos padres jesuítas.
Traje Indígena - 1620 à 1730

Nenhum comentário:

Postar um comentário