quinta-feira, 14 de outubro de 2010

MÚSICA E DANÇA GAÚCHAS

Os gêneros musicais e danças populares chegaram ao Rio grande do sul, oriundos de diversas nações, em sua grande maioria européias. Na sua trajetória geográfica e histórica, passaram muitas vezes, por outros países ou mesmo Estados do Brasil, sofrendo modificações e acréscimos.

As danças gaúchas podem ser organizadas no tempo em quatro  gerações coreográficas:

1-GERAÇÃO COREOGRÁFICA-CICLO DOS FANDANGOS
-Vigorou de1800 a 1880
As danças eram parte cantadas, parte daçadas com sapateio, ao acompanhamento de viola e de rabeca e executadas com os pares dançando soltos sem se tocarem. São danças do ciclo dos Fandangos, Balaio, Sarrabalho,Chimarrita, Tatu e duas Tiranas, do lenço e Charrua.

2-GERAÇÃO COREOGRÁFICA-CICLO DO MINUETO
Lançado na Côrte de LUIZ XIV, na França
Os pares de dançarinos tomavam-se as mãos e executavam giros lentos, fazendo reverencias. Notam-se estas características no Caranguejo e no passeio do Anu.
3-GERAÇÃO COREOGRÁFICA -CICLO DA CONTRADANÇA
Surgiu o REEL escocês e a county dance
Os pares são dependentes e formam filas e círculos.São exemplos a Quadrilha, o Pericom, o Rilo e a Polonaise(a qual era abertura obrigatória de todos os bailes no Rio Grande do sul até o ano de 1930)

4-GERAÇÃO COREOGRÁFICA-CICLO DOS PARES ENLAÇADOS
Iniciou  com a introdução da  valsa vienense, os pares dançavam enlaçados, recatadamente, independentes sem comando. Surgiu a seguir o "schottisch" que era uma mescla da valsa com passos de polca. Só mais tarde, com o aparecimento do tango, começou a ser permitido nos salões o abraço entre o homem e a mulher.

Graças ao trabalho dos folkloristas dedicados( em especial  Paixão Côrtes  e Barbosa lessa, as danças foram  e continuam sendo pesquisadas , reconstituídas e divulgadas através dos registros de sua coreografia e partitura. além das danças folkloricas históricas descritas ,´ha um universo vasto já registrado como : a meia-canha, rancheira,pericom,sarrabalho, chotes carreirinho, chico porrete,,...e mais....
O Bugiu é considerado por muitos o único gênero genuinamnete gaúcho, os ritmos dançantes sul-riograndenses mais populares  são:
-bugiu
-chotes
-chamamé
-milonga
-polca
-rancheira
-valsa
-vaneira


DANÇAS SEM SAPATEIO:
-cana-verde
-caranguejo
-chimarrita
-chotes de duas damas
-chote quatro passi
-maçanico
-pau-de -fita
-pezinho
-quero-mana
-rancheira de careirinha
-rilo

COM  SAPATEIO:
- Anu
-Balaio
-Chimarrita Balão
-Roseira
-Tatu co Volta no meio
-Tatu de Castanholas
Tirana do lernço

Existe  também  duas danças exclusivamente masculinas:
- chula
-dança dos facões

Nenhum comentário:

Postar um comentário