terça-feira, 30 de agosto de 2011

O QUE POUCA GENTE SABE SOBRE OS FATOS HISTÓRICOS DO RS

SETEMBRO É UM MES DE FESTA PARA OS GAÚCHOS, DE TODAS AS ETNIAS AGORA, POR ISSO ACHEI  DE BOM TOM DISCORRER UM POUCO  SOBRE A ORIGEM DOS FESTEJOS, QUE NEM SEMPRE CONDIZEM COM A REALIDADE QUE FOI A REVOLUÇÃO FARROUPILHA, MAS QUE, COMO MUITAS OUTRAS COISAS NO BRASIL FORAM MUDADOS UM POUCO,DEIXANDO DE  LADO O QUE LEVAVA AO SEPARATISMO DENTRO DO ESTADO E INCLUINDO TAMBÉM AS ETNIAS QUE NEM ESTAVAM AQUI QUANDO SE SUCEDERAM ESTES FATOS HISTÓRICOS.
DEIXANDO DE LADO O QUE NÃO FOI BOM, DEIXOU-SE COMO LEGADO UMA ESPÉCIE DE "PERFIL" DO POVO BRASILEIRO QUE MORA NESTA PARTE  DO BRASIL UMA CARACTERÍSTICA COMUM, QUE LEVA À UNIDADE  DE TODOS OS CIDADÃOS.

POR QUE  QUE ACONTECEU A REVOLUÇÃO FARROUPILHA?

do livro FARRAPOS" WALTER SPALDING:

Muito  pensam que a Revolução Farroupilha deu-se pelo fato de que o Rio Gande  do Sul queria separar-se das outras "Provincias" o que hoje chamamos Estados. Não é verdade.
O povo gaúcho queria ser respeitado, visto que desde maio de 1834 governava a então Provincia de São Pedro do Rio Grande do Sul o Dr. Antônio Rdrigues Fernandes Braga , sendo comandante das armas o Marechal Sebastião Barreto Pereira Pinto.
Com estes governos, tanto o povo quanto a classe militar estavam desgostosos, pois eles eram tirânicos , Enchiam a Província de terrores e sustos. Perseguiam a todos os que não lhes caiam na graça.
Eram imperialistas ferrenhos, receiosos sempre, vendo fantasmas por toda parte- ao meu ver eles tinham medo do povo gaúcho-Conheciam o genio altivo e destemido do povo gaúcho, e mais a má vontade desse povo para com o elemento portugues então muito cotado,-isto vinha da época do bandeirantismo-  não descansavam, sobretudo no referente ao serviço militar, chamando à ordem  chefes acatados, transferindo-os, prendendo a torto e a direito com ou sem motivo. a mínima transigencia era bastante para transferir ou prender. A côrte- era Brasil Imperial- estava cheia de pacatos militares alcunhados de perigosos, somente por terem tido a má sorte de não saber agradar ao tirânico governador da Província e ao comandante das armas, militar credor de toda consideração,digno e nobre, infelizmente diminuido por sua atuação enérgica e imperialista intransigente, graças à obra da inveja que se não cansava de procurar-lhe defeitos,deturpar-lhe as ações mesmo as mais bem intencionadas, e apelidá-lo -para mais odioso o tornar aos liberais  de " Frutista, Retaurador, Caramuru,Absolutista, Aristocrata"....


ORIGEM DESTA PARTE:ENCICLOPÉDIA LIVRE

BIOGRAFIA DE SEBASTIÃO BARRETO PEREIRA PINTO E DE ANTONIO RODRIGUES FERNANDES BRAGA, O PRIMEIRO COMANDANTE DAS ARMAS E O SEGUNDO O GOVERNADOR DA PROVÍNCIA NO PRIMEIRO EPISÓDIO DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA , QUE FOI EM 20 DE SETEMBRO DE 1835, QUE FOI A TOMADA DE PORTO ALEGRE. 



Sebastião Barreto Pereira Pinto.

Sebastião Barreto Pereira Pinto (Porto Alegre, 1775 — 1841) foi um militar brasileiro.



Sentou praça no regimento dos dragões de Rio Pardo em 18 de outubro de 1791, servindo nas campanhas de 1801, 1811-1812, 1816, na Guerra Cisplatina , na Guerra da Independência e na Guerra dos Farrapos.



Em 1823, em Montevidéu, combateu o general Álvaro da Costa que se batia contra a Independência do Brasil.



Foi deputado provincial eleito à 1ª Legislatura da Assembleia Provincial. Ao iniciar a Guerra dos Farrapos, era comandante de armas da província e se achava em Livramento. Quando o novo presidente, Marciano Pereira Ribeiro, apoiado pelos farrapos, assumiu, foi destituído do comando e refugiou-se no Uruguai.



Ao retornar de Montevidéu, reassumiu o comando das tropas, em 15 de abril de 1837, sendo derrotado sucessivamente pelos Farroupilhas nos campos de Atanagildo e na batalha do Barro Vermelho, em 30 de abril de 1838, em que Rio Pardo (até então a Tranqueira Invicta) foi conquistada pelos farrapos. Por causa da derrota foi submetido a um conselho de guerra, mas inocentado.



Foi presidente da províncias de Minas Gerais, de 22 de agosto de 1840 a abril de 1841. Recepiente de Imperial Ordem de Avis e da Imperial Ordem do Cruzeiro





Antônio Rodrigues Fernandes Braga. (1805-1875)

Antônio Rodrigues Fernandes Braga (São Pedro do Sul, 1805 — 26 de fevereiro de 1875) foi um juiz, ouvidor de comarca, desembargador e político brasileiro.



Foi deputado geral, presidente da província do Rio Grande do Sul quando da Revolução Farroupilha, de 2 de maio de 1834 a 21 de setembro de 1835, ministro do Supremo Tribunal de Justiça e senador do Império do Brasil, nomeado por carta imperial de 27 de abril de 1870, de 1870 a 1875.



Quando Bento Gonçalves marchou para Porto Alegre em 20 de setembro de 1835, o presidente Fernandes Braga se refugiou na cidade de Rio Grande, que tornou-se assim a base principal do Império do Brasil no Rio Grande do Sul. Os farroupilhas, como ficaram conhecidos os rebeldes, empossaram Marciano José Pereira Ribeiro como novo presidente.













UM DOS COSTUMES QUE ANTECEDEM  AOS FESTEJOS DA SEMANA FARROUPILHA É ACENDER UMA "CHAMA CROULA" , QUE É UMA PIRA  DE FOGO, LEVADA, GERALMENTE POR CAVALEIROS QUE VÃO ACENDENDO ESTE FOGO SIMBÓLICO DE CIDADE EM CIDADE. ESTE COSTUME COMEÇOU EM 1947. 

a chama crioula



Marechal Sebastião Barreto Pereira Pinto


Antonio Rodrigues Fernandes Braga

Um comentário: