quarta-feira, 31 de agosto de 2011

POR QUE A FESTA GAÚCHA CULMINA EM 20 DE SETEMBRO

LANCEIROS NEGROS

O Presidio de Rio Grande, fundado em 1737 estava cheio de gaúchos,que, acusados de qualquer banalidade iam lá parar, como nos mais horrendos cenários de  uma época de barbarismo , como fosse na época do Coliseo romano...
Bastava nutrir sentimentos livres para dar o ludribrio da sanha dos tiranos que governavam a província. O que precipitou a revolta, entretanto foi a intriga  urdida contra o coronel Bento Gonçalves, acusando-o de prestar auxilios aos revoltosos do Uruguai e de nutrir idéias republicanas. Bento Gonçalves era casado com uma uruguaia, lembremos que mal haviam demarcado os territórios dos atuais Países, com a última guerra cisplatina que foi a do Paraguai. Mas sobre as guerras cisplatinas e inclusive  esta Revolução Farroupilha vamos discorrer no "Reduções Jesuíticas e História do Rio Grande do sul, com detalhes.
Bento Gonçalves foi mandado à corte para explicar-se  e o fez com tanta veemencia que voltou do Rio de
 Janeiro com a nomeação de comandante das fôrças da fronteira de Jaguarão.,
Mas, enquanto Bento Gonçalves se defendia na Corte , outros perseguidos pelos mandatários  como Bento Manoel Ribeiro respondia  à Conselho de Guerra em São Gabriel, acusado tambem de conspiração.
voltando do Rio de Janeiro e sentindo-se em perigo de morte Bento Gonçalves tratou logo de consultar alguns amigos para organizar uma revolução para depor   Antonio Rodrigues Fernandes Braga da Presidencia da Província  e tambem a Sebastião Barreto Pereira Pinto, comandante das armas.
Bento Golçalves da Silva era respeitado pelo povo e chefe do Partido Liberal. Em 10 de setembrode 1835 Bento vai à Porto alegre e procura os amigos Dr. José de Paiva Magalhães Calvet, Dr Marciano Pereira Ribeiro, capitão Antonio da Porciuncula, todos já sabedores dos planos de Bento.
Reuniram-s ee foram procurar  uma figura de influencia dentro do liberalismo, Dr. Francisco de Sá Brito. Era um pacifista e achavam que teriam dificuldade em conquistá-lo. No encontro que se deu Bento deixou claro que nada faria sem consultar os amigos. Bento insistia que a deposição do Governador da Província era necessária e citava os motivos, que na verdade todos sabiam...talvez tivessem receio.....do que viria depois.
Então Sá Brito,que era muito franco deu a palavra"- Não concordava com a revolução proposta, mas em pedir a liberdade de imprensa e outros meios que seriam colocados em ação para livrar o Rio Grande do sul de uma revolução".....Bento Gonçalves disse então "- Mas as cousas não podem ficar como estão. Os dados já foram lançados e é tarde para voltar atrás. A revolução sairá, mesmo sem os senhores!
Bento, então, colocou-os contra a parede "_ Bem, Senhores, a revolução não se fará, então, mas eu não ficarei aqui na Provincia, exposto ao punhal dos encarniçados inimigos que tenho por aqui.Irei para Entre-Rios (Argentina) ficarei fora do meu País , longe de quem quer  a minha desgraça! Só voltarei quando se esquecerem de mim.
Pediu a Calvet que fizesse um documento licenciando-o por quatro meses  do seu cargo  e retirou-se.
enquanto pensavam estar Bento Gonçalves em férias na Argentina, ele estava a confabular com  José Gomes Jardim, Onofre Pires, Tito Livio Zambecári e outros, planejando um assalto à cidade de Porto Alegre e libertar a Provincia do jugo de Fernandes Braga..
Os boatos se espalharam  e o governador da província, embora incrédulo, tratou de colocar o exército em prontidão, a marinha e todas as forças armadas, para a defesa da cidade.
Por fim, ao anoitecer do dia 18 de setembro de 1835 Gomes Jardim, Bento Gonçalves, Onofre Pires e outros  se comunicavam e iam reunindo seus exercitos" pessoais para o assalto à cidade.´`as 11 horas da noite do dia 19 teve início o movimento e Porto alegre foi ficando pouco a pouco cercada.
No alto do morro da Varzea (hoje cemitério) ficou Onofre Pires com seu exercito, Na ponte da Azenha postaram-se sentinelas para  dar alerta, caso o governo  percebesse o cerco,.No dia 19 tambem Manoel Antonio de Magalhães Calvet, que era médico, passava pelos quartéis, resguardado pelo seu jaleco branco  , ficava sabendo de tudo o que se passava e repassava as notícias a Bento. Ficou sabendo que o Major Visconde de Camamu iria fazer um reconhecimento no campo dos rebeldes e destroçá-los, mas , ironia, a força de Camamu se compunha de apenas 20 cavalarianos....um piquete da Guarda Nacional.
O Capitão Vieira da Rocha foi destacado para  guarnecer a ponte da Azenha com 30 homens. Aí pela meia noite apareceu o destacamento do Visconde de Camamú, noite escura, havia um riacho para  atravessar...quem não conhecesse o local, inevitavelmente se perderia.
Os sentinelas do cabo Rocha, a  apenas 50 metros, julgaram que era uma grande fôrça que se aproximava , perderam a calma e mandaram fazer fogo" Com o estrondo da mosqueteria, desemboscaram-se os revolucionários, carregando , violentamente , de lança, sobre o piquete do Major Viscode de Camamu, que tomado de pânico, dispersou-se, fugindo sem resistencia....
Depois deste episódio, Onofre Pires, sózinho rumou para o quartel do OITAVO  B.C.(  Batalhão de Cavalaria      ) que ficava no centroda cidade.
Foram chegando todos os revolucionários com seus homens, reuniram-se todos , a cidade de Porto Alegre estava em pânico, mas não houve mais nenhum combate, aliás nem houve combate! Era o alvorecer do dia 20 de setembro de 1835.
O que se seguiu depois, sim, foi uma guerra que durou 10 anos, não houve nem vencidos e nem vencedores, mas muitas batalhas sangrentas, os negros escravos lutavam pelos Farroupilhas com a promessa de serem libertados, o Império voltou-se contra os Farroupilhas e a guerra só terminou com um armistício no ano de 1845 porque Rosas( ) da Argentina estava prestes a atacar o Brasil, começando pelo Rio Grande do Sul .
E assim, digamos que, meio que por acaso, esta guerra marcou o povo riograndense para sempre, atos de bravura, os bravos lanceiros negros, os combates entre imperiais e farroupilhas, a entrada de Giuseppe Garibaldi na História, ....agora parece muito romântico, mas foram anos de terror, que praticamente exauriram as forças de todos....A meu ver, as guerras não trazem benefícios a ninguém, nem a vencidos nem a vencedores, só dor e destruição. O que se faz é transformar os fatos históricos em heroismo, construir heróis para exemplo. As qualidades do povo são sempre  maiores do que a dos seus comandantes- esta é minha opinião.

obs; Esta parte é apenas para citar os motivos das comemorações do 20 de setembro em todo o rio Grande do Sul, inclusive é feriado,e na verdade  este dia foi  o   foi o primeiro episódio da Revolução Farroupilha, que durou 10 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário