terça-feira, 26 de outubro de 2010

POLCA

Polca


Dança bastante popular na Argentina

A polca é uma dança rápida nascida na Europa central no século XIX. Seu nome deriva da expressão “polaca”, usada para designar as mulheres da Polônia, onde a polca ainda é muito popular atualmente. Apesar da grande popularidade neste país, a polca é originária da Boêmia, e a sua introdução à música acadêmica foi feita pelos compositores boêmios Bedrich Smetana e Antonin Dvorak, no final do século XIX.



A polca se espalhou pelo mundo, ganhando grande popularidade em toda Europa e na América. Aí, em países como Estados Unidos, Argentina e Paraguai, a polca é um dos ritmos nacionais mais tradicionais. Na Nicarágua, a polca é o ritmo nacional junto com a Mazurca.



A dança chegou à América trazida pelos imigrantes europeus do século XIX. Na Argentina, a polca se tornou mais popular na região dos pampas, onde o ritmo ganhou uma batida mais rápida, em 3/4 ao invés de 2/4. Atualmente, os instrumentos usados para se tocar a polca são: guitarra acústica de seis ou sete cordas, contra-baixo, acordeom e, em algumas vezes, alguns instrumentos de percussão. Na Argentina, a letra das canções de polca, geralmente, falam sobre o gaúcho guerreiro do passado, ou sobre o gaúcho campeiro, que ainda vive uma vida comum próximo à natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário