sexta-feira, 28 de maio de 2010

A LENDA DA LAGOA VERMELHA.

fotos/pinturas;
1-desenho de exercícios de guerra dos indígenas guaranis reduzidos
2-foto de uma lagoa em Lagoa Vermelha, mas a Lagoa vermelha ficou sob a construção da cidade
3-Ignacio de Loyola-o fundador da congregação da Companhia de Jesus(jesuítas_)
4-planta baixa da redução de São Miguel Arcanjo, Rio Grande do sul- todas as reduções obedeciam a este plano diretor-a praça ao centro era onde faziam todas as reuniões do Conselho Padres e ìndigenas 

a lenda da LAGOA VERMELHA prova que os jesuítas estiveram aqui pelas redondezas, pois esta lenda  conta a história lendária de uma cidade do Rio Grande do Sul. Lagoa Vermelha  fica perto de Passo Fundo. 

Era preciso mais que fé para catequizar os índigenas na PROVINCIA DE SÃO PEDRO(ATUAL RIO GRANDE DO  SUL).
 padre Jesuíta que se dispusesse a tal tarefa teria de contar também com muita coragem, valentia, e sem dúvida, muito fôlego, para quando tivesse de fugir  dos ataques dos bandeirantes.

vocabulario:bandeirantes= denominação dos participantes das bandeiras, expedições de incursão ao interior do Brasil organizadas pelos colonizadores portugueses, especialmente nos séculos 16 e 17. as bandeiras exploravam os sertões, abrindo trilhas e incorporando novos territorios ao domínio de Portugal, escravizavam indígenas e exploravam áreas  ricas em ouro e pedras preciosas.

a lenda DA LAGOA VERMELHA

Essa era a rotina das reduções jesuíticas nesses campos. Convertiam-se alguns índios, fundava-se um povoado, iniciava-se o plantio das lavouras e a construção das primeiras moradias. quando estava ficando pronta a parede da Igreja, apareciam bandos de traficantes de escravos, levando todos os bugres de roldão e matando quem oferecesse resistência. Os padres  que porventura tivesses alguma coisa a dizer contra aquele ato de violência encontravam Deus mais cedo do que supunham...

Na maioria dos casos, sucumbiu a experência dos jesuítas espanhóis no Estado, expulsos de cada uma das suas reduções. Só restava aos padres esperar pela inevitável notícia de que os bandeirantes estavam chegando para juntar suas coisas e bater em retirada, não sem antes ordenar aos índigenas que pusessem fogo em tudo o que havia sido construído enquanto foi possível.

Consta que numa desas reduções, que ningúem sabe dizer exatamente em qual , havia mais coisas que podiam interessar aos bandeirantes, além de índios. Planejava-se construir no local uma grande catedral, um marco daquela grande aventura que agora ia terminando. Para enfeitar o templo, castiçais, candelabros, cruzes, de ouro e prata, uma mais bonita que a outra, algumas com jóias incrustadas. Para pagar pelo trabalho dos artesãos, moedas e ouro em pó haviam chegado até aqueles cafundós....Os bandeirantes não poupariam ninguém em seu caminho para alcançar essa riqueza todas, e os jesuitas sabiam disso.

Quando a dominação da aldeia era só uma questão de tempo, os padres trataram de salvar sua riqueza. Toda a fortuna foi colocada em uma carreta e nela partiram alguns clérigos e mais uns índios. saíram sem direção, só pensando em escapar dos bandeirantes, que logo chegariam até a redução.

Não passou muito tempo até que o grupo se desse conta de que seria capturado e não havia como  salvar o tesouro. As mulas que puxavam  o veiculo já davam sinal de cansaço...Ao longe, entre coxilhas se via a fumaça da aldeia em chamas. Os bandeirantes não tardariam.

Passando por uma lagoa, os padres não pensaram duas vezes. Soltaram os animais, empurraram o veículo até a beira de um barranco e dali jogaram a carreta dentro da lagoa, onde ela afundou lentamente. Todo o ouro foi para o fundo das águas. Se não podia ser da Igreja, não podia ser de mais ninguém.

Ninguém jammais poderia saber a localização exata do tesouro. Por garantia os padres teriam assassinado os índios que tão servilmente os haviam acompanhado e jogaram seus corpos na lagoa também. Quando o sangue dos bugres se misturou com a água , a lagoa ficou vermelha.

essa lagoa hoje não existe mais, Foi enterrada para que ali surgisse LAGOA VERMELHA  , O MUNICÍPIO. E O TESOURO DOS JESUÍTAS?

 Se a  história da fuga realmente ocorreu, está lá ate hoje, embaixo da área construída da cidade. quem quisesse encontrá-lo poderia começar a cavar buracos no meio da rua, mas com certeza correria o risco de armar uma baíta confusão....

4 comentários: