sábado, 15 de maio de 2010

TRES SECULOS DE HISTORIA DO POVO GAUCHO-OS TRAGES

QUEM É O POVO GAUCHO

Resultado da mistura das raças , este é o povo gaúcho. Mistura de indigenas, portugueses, africanos, alemães, italianos, poloneses, holandeses, durante tres séculos estas raças misturaram-se formando o GAUCHO DE HOJE. Os Trages típicos foram evoluindo também com o passar do tempo.

No século XVI quando os europeus chegaram ao Rio Grande do Sul encontraram várias nações indígenas: TAPUIAS, OU JÊS, PAMPEANOS, TUPI-GUARANIS, as quais, conforme sua cultura propria , andavam quase nus, usando peles e couros de animais nativos como proteção do frio usavam o cayapy que eras um manto ou capa de couro de boi.
Os padres jesuítas espanhóis foram os primeiros brancos a ocupar o solo riograndense a mando da PENINSULA IBERICA. OS PADRES VISAVAM SALVAR ALMAS, OS PORTUGUESES E ESPANHÓIS DOMINAR OS INDIGENAS ATRAVES DA RELIGIOSIDADE PARA TOMAR O TERRITOrIO DOS MESMOS.Gradativamente os nativos foram obrigados a abandonar-não sem resistencia- seus usos e costumes consforme os padróes estabelecidos pelos brancos que consideram heresia o modus vivendi deles.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário